![]() |
Dia 20 de novembro - Créditos da imagem: marcos.blog.br |
A data é dedicada à reflexão sobre o valor e as contribuições da comunidade negra para o Brasil. Contrapondo-se ao 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea, o 20 de novembro foi escolhido em referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou contra o sistema escravista. Esta escolha visa ressaltar o protagonismo das pessoas negras e suscita debates sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão e cultura afro-brasileira.
A ideia de celebrar o Dia da Consciência Negra surgiu em Porto Alegre na década de 1970, como parte das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. Oliveira Silveira, poeta, professor e pesquisador gaúcho, propôs a data para comemorar o valor da comunidade negra e sua contribuição ao país.
Além de Zumbi, a data homenageia figuras como Dandara, Maria Quitéria, Carlos Marighella e Luiz Gama, entre outros que lutaram por respeito, dignidade e igualdade. É um momento para debates amplos sobre a sociedade brasileira e os caminhos para sua construção.
O Dia da Consciência Negra também levou à inclusão do ensino obrigatório da "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo oficial das escolas, uma medida implementada em 2003, mas que enfrentou desafios de implementação devido à falta de capacitação de professores e outros educadores.