O Brasil notificou 1,4 milhão de casos de dengue entre dezembro de 2018 e agosto de 2019, um aumento de 600% em relação ao ano anterior. Apesar das campanhas de prevenção, a doença pode ser fatal. No entanto, há uma boa notícia, pois a vacina contra a dengue do Instituto Butantan está na última fase de testes, com diferentes centros de pesquisa clínica em todo o país realizando ensaios clínicos para comprovar sua segurança e eficácia. Quando a eficácia for comprovada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avaliará os resultados para produção comercial.
Produzida com tecnologia totalmente brasileira, a vacina contra a dengue chega à sua última etapa: os ensaios clínicos. É hora de comprovar a eficácia do produto antes de poder colocá-lo em circulação comercial. Confira no vídeo como têm sido a fase final do processo, e o que falta para que seja concluído mais esse passo contra a doença que afeta milhões de brasileiros todos os anos.
Falta muito pouco para que a vacina contra a dengue conclua sua etapa final de testes e torne-se uma realidade no combate à doença. Mas como é o desenvolvimento de um produto como esse? No vídeo, pesquisadores da USP explicam cada fase do processo, desde os primeiros estudos até a fase dos ensaios clínicos.
Referências:
Jornal da USP.
Jornal da USP.
Postar um comentário