Explorando o poderoso potencial dos bacteriófagos: um vírus que infecta bactérias e suas aplicações em medicina e biotecnologia

Bacteriophage virus illustration. Image Credit: nobeastsofierce / Shutterstock

 

    Os bacteriófagos, também conhecidos como fagos, são vírus que infectam e matam bactérias. Eles têm sido estudados como uma possível terapia para infecções bacterianas resistentes aos antibióticos.

    Neste tratamento, fagos que atacam um tipo específico de bactérias patogênicas podem ser selecionados para destruí-las, sem afetar as bactérias benéficas ao organismo humano. Além disso, os fagos têm uma capacidade única de evoluir para se adaptar e superar a resistência bacteriana.

    Os estudos clínicos com fagos têm mostrado resultados promissores no tratamento de infecções.

    No entanto, ainda há necessidade de mais pesquisas para entender melhor a segurança e a eficácia dos fagos como terapia. Além disso, a produção em escala e a regulamentação dos fagos como medicamentos ainda são desafios a serem superados.

 

 Créditos do vídeo: Em Poucas Palavras – Kurzgesagt
 
Referências: 

https://www.microbiologia.ufrj.br/portal/index.php/pt/graduacao/informes-da-graduacao/988-o-inimigo-do-meu-inimigo-e-meu-amigo-bacteriofagos-e-sua-utilidade-medicinal

 

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem