O que é obsolescência programada?


 

    Recordar o exemplo anterior de papel versus plástico é outro conceito – a ideia de obsolescência planejada, um conceito com o qual muitos não estão conscientes, mas que afeta a todos nós. É o que chamo de “efeito da data de validade” conhecido em termos comerciais como obsolescência planejada. A obsolescência planejada é uma estratégia de negócios na qual a obsolescência (o processo de se tornar obsoleto) de um produto é planejada e incorporada desde sua concepção, pelo fabricante. Essa estratégia de negócios negativa nunca está longe da mente das empresas, que acreditam que precisam evoluir continuando a produzir e garantir a fabricação anual do mesmo produto com pequenas alterações para reter sua base de clientes.

    A obsolescência planejada é uma estratégia de negócios em que a obsolescência (o processo de se tornar obsoleto, ou seja, fora de moda ou não mais utilizável) de um produto é planejada e incorporada desde sua concepção, pelo fabricante. Isso é feito para que, no futuro, o consumidor sinta a necessidade de adquirir novos produtos e serviços que o fabricante lança em substituição aos antigos.

    Um caso clássico de obsolescência programada, a meia de nylon. A inevitável “escada” ou “corrida” das meias fez com que os consumidores comprassem novas e durante anos desencorajaram os fabricantes a procurar uma fibra que não fosse escada. De qualquer forma, a indústria do vestuário não está inclinada a tal inovação. A moda de qualquer tipo é, por definição, profundamente comprometida com a obsolescência embutida. As saias do ano passado, por exemplo, são desenhadas de forma semelhante à mostrada para ser substituída pelos novos modelos deste ano, assim como as calças ou sapatos do ano passado ou o que você imaginar. Os muitos exemplos de obsolescência planejada estão em toda parte. 

    No entanto, este é apenas um dos muitos exemplos conhecidos; pergunte a si mesmo por que muitos de nós sentem a necessidade de comprar carros novos a cada poucos anos ou comprar um novo celular a cada 6-9 meses. Esta é uma escolha consciente ou fomos programados para pensar que precisamos de designs novos e elegantes? 

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