O que é uma estrela?


Uma estrela é um astro produtor e emissor de energia, com luz própria, e cujo deslocamento na esfera celeste é quase imperceptível ao observador na Terra, devido a imensa distância a que se encontra em relação a nós.

Na verdade, uma estrela é uma imensa bola de gás luminoso. E são elas que constituem a maior parte dos pontos brilhantes que aparecem no céu.

Afinal quantas serão? Milhares, milhões?

Numa noite sem nuvens, conseguimos ver entorno de 2000 a olho nu, isto é, sem ajuda de nenhum instrumento. Porém, usando aparelhos especiais, como um telescópio, por exemplo, podemos enxergar milhões.

As aparências enganam

Quando olhamos para o céu a noite e as observamos, temos a impressão que elas estão a mesma distância em relação a Terra. Quando na verdade não estão. Umas estão mais próximas e outras mais distantes. Esta impressão é causada devido as enormes distâncias em que se encontram de nós o que nos impede de percebermos estas variações.

Por isso, nem sempre a estrela mais brilhante é a maior.


Se observarmos atentamente, notaremos duas diferenças entre as estrelas. O brilho e a cor.

O brilho de uma estrela depende de três coisas:
  • De sua distancia em relação a Terra.

  • Do seu tamanho.

  • De sua temperatura.

A diferença entre as cores das estrelas está relacionada a sua temperatura. As de temperatura entre 11 000°C  a 30 000°C, apresentam um colorido que que vai do branco ao azul. As de temperaturas mais baixas por volta de 6 000°C são amarelas. As de por volta de 3 000°C são as que apresentam tons vermelhos.

Nenhum comentário