Campo eletromagnético

O que acontece quando um super-ímã atravessa um tubo de cobre?

A explicação científica


Antes de partir para a explicação do fenômeno, vale ressaltar que o imã de neodímio possui propriedades incríveis e é especialmente poderoso. Compostos por uma combinação de neodímio, ferro e boro, mesmo um pequeno exemplar desse tipo de imã é capaz de destruir o conteúdo de um disco rígido, desmagnetizar monitores e prensar os dedos se atraído por um objeto magnético, tamanha é sua força.


A partir daí, fica mais fácil entender a interação do imã de neodímio com o tubo de cobre. Ao aproximar o poderoso imã de um material não magnético condutor de eletricidade – como é o caso do tubo de cobre –, o imã induz uma corrente elétrica no metal. Como a corrente elétrica tem um campo magnético próprio, os dois campos se opõem e isso diminui a velocidade da queda do imã.


Então, essa desaceleração que ocorre com o imã de neodímio ao passar pelo tubo de cobre é o efeito do campo magnético agindo sobre ele. Em resumo, essa é uma clássica demonstração da Lei de Lenz, que deriva do princípio de conservação de energia. Parece mágica, mas é só ciência!



Fonte: Manual do Mundo e Mega Curioso.

Nenhum comentário