O Que é Física - Uma difícil definição

o que e fisica  Você deve ter notado que há uma grande confusão quando as pessoas pensam em definir o que é Física. De fato, por sua área de estudo ser muito ampla, é difícil defini-la sem correr o risco de ser impreciso.

No entanto, você pode conhecer alguns de seus principais métodos, ideias e relações e, a partir disso, construir sua própria ideia de Física.

Definir Física significa conhecer seu método e sua relação direta com a natureza. Significa entendê-la em seu dia-a-dia, compreendendo seu papel histórico e sua influência na vida das pessoas. Por ser um produ­to do ser humano, ela atende às necessidades do próprio homem. Significa também perceber sua relação com a Matemática e a tecnologia. Há uma série de aspectos que precisam ser trabalhados in­dividualmente.

Relação entre a Física e a natureza

Muitas fontes de pesquisa simplesmente de­finem Física como "a ciência que estuda os fenômenos da natureza". Essa definição, apesar de su­cinta, não é falsa. Mas é insuficiente. Veja por quê:

Não é falsa porque associa diretamente Física e natureza. De fato, ambas estão extremamente ligadas. O trabalho de um físico (ou de um cientista em geral) consiste em observar a natureza, explicar seus fenô­menos e, a partir disso, quando possível, aplicar essas conclusões em novas descobertas.

Quando observam a natureza, os físicos buscam as suas regularidades, ou seja, os fenômenos que sempre se repetem. Eles verificam, por exemplo, que objetos soltos no ar, de muitas maneiras e em muitos tipos de condições climáticas, caem invariavelmente no chão. Do mesmo modo, observam que o fenômeno do dia e da noite sempre se repete. Ou, então, que a Lua apresenta alternadamente quatro fases, e assim por diante. A natureza apresenta muitas dessas regularidades.

Depois que encontram essas regularidades, eles ten¬tam explicá-las. Assim, no caso da queda dos objetos, o físico Isaac Newton concluiu que esse fenômeno ocorre devido à atração gravitacional (os objetos caem porque a massa deles é atraída pela massa da Terra).

Já para o dia e a noite, os cientistas afirmaram que o movimento de rotação da Terra era o responsável pela sua alternância.

No caso das Fases da Lua, foram as tentativas de explicá-las que contribuíram para a ideia de que a Terra gira em torno de seu próprio eixo. (Você entenderá como isso Foi feito no módulo Olhando para o céu.)

Finalmente, depois que encontram uma explicação satisfatória, os cientistas tentam generalizar essa explicação para outros fenômenos ainda não compreendidos, isto é, os cientistas tentam estender a explicação de um único fenômeno para outros.

Por exemplo, Newton afirmou que os objetos caem por causa da atração entre sua massa e a massa da Terra. Porém, Newton generalizou a ideia de atração entre massas ao afirmar que é essa atração que determina os movimentos dos astros: as perturbações do movimento da Lua quando gira em torno da Terra se devem à atração de outros astros celestes, como planetas, estrelas etc. E a Lua somente deixará de girar em torno da Terra se um outro astro a atrair mais fortemente que a Terra.

As ideias de Newton, que explicaram por que a Lua gira em torno da Terra, foram aplicadas em novas invenções, como os satélites artificiais, que, a exemplo da Lua, giram ao redor da Terra, trazendo informações para todo o planeta.

Assim, a natureza é o maior mistério para os físicos e ao mesmo tempo é a fonte de pesquisas para que se consiga explicar todos os seus fenômenos. É, portanto, muito difícil dissociar a Física da natureza.

Mas, então, por que é insuficiente dizer que Física é a ciência que estuda os fenômenos naturais?

VOCÊ É O REPÓRTER

Para tornar a discussão mais interessante, faça você mesmo sua pesquisa.

1. Procure em diversas fontes, como dicionários, enciclopédias etc., as definições dadas para Física. Anote em seu caderno.

2. Aproveite a oportunidade para encontrar pelo menos cinco pessoas. Pais, irmãos, amigos (as), namorado (a), outros professores etc. que já estudaram Física e pergunte a eles: "O que é Física?". Anote as respostas em seu caderno.

3. Quando tiver todas essas informações, organize-as. Conte quantas vezes apareceram as seguintes ideias: ciência, natureza, linguagem matemática, propriedades da matéria, papel histórico da Física, entre outras. Assim, pelo menos, você encontrará alguns elementos em comum!

4. 1-1á mais semelhanças ou diferenças? Difícil perceber? Não se desespere! Vamos juntos esclarecer essas ideias. Coragem!

Fonte: Projeto escola e cidadania - PEC